Uma série de cursos de formação técnica e audiovisual, abordando linguagem, cultura, e prática cinematográfica, é oferecida para 52 jovens meses antes do início da Mostra de cinema de Gostoso.

O diferencial dos cursos é a aplicação direta do conhecimento adquirido na produção da mostra de cinema, realizada na própria cidade de São Miguel do Gostoso.

Os cursos têm como finalidade tanto a formação cultural dos jovens e sua capacitação profissional para gerir eventos, quanto para suprir a crescente demanda do mercado audiovisual no Brasil.

A maioria dos 52 jovens participantes residem em 13 distritos e assentamentos locais: Mundo Novo, Arizona, Novo Horizonte, Antônio Conselheiro, Tabua, Baixio, Umburana, Baixinha, Morro dos Paulos, Canto da Ilha, Monte Alegre, Cruzamento e Lagoa de Serra Verde.




Abaixo, descrição parcial dos cursos que serão ministrados:

 

Linguagem Cinematográfica II

Análise dos elementos das linguagens audiovisuais e crítica de obras através da exibição de curtas metragens e trechos de longas. Cinema e sociedade: o espectador / receptor, percepção e a construção social do olhar.

Objetivo: oferecer informações e reflexões sobre elementos da estética e da construção das linguagens audiovisuais visando o aprofundamento da leitura crítica das obras.

 

Fotografia

Os elementos da linguagem fotográfica. Exercícios de percepção visual. Conhecimento da técnica e de equipamentos. Exercícios criação fotográfica.
Objetivos:desenvolver um novo olhar para o mundo cotidiano e novas formas de registrá-lo. Para fazer boas fotos existem dois requisitos básicos: conquistar um olhar que perceba as nuances da luz e do espaço e conhecer os equipamentos e materiais existentes.


Roteiro II

Exercícios de visualização e construção de narrativa com imagens e sons. Introdução às técnicas de roteiro. Storyboard. Exibição de filmes. Cinema e literatura. Realização de roteiros e de exercícios de filmagem.
Objetivo: estimular a expressão criativa através das linguagens audiovisuais.


Oficina de Curadoria

Fundamentos e prática da função de curadoria em eventos culturais e audiovisuais. Os alunos assistem aos filmes inscritos pelo site da Mostra de Cinema de Gostoso, e participam diretamente da seleção daqueles que serão exibidos durante o evento.

 

História do Cinema Mundial e Brasileiro II

A história do cinema: os pioneiros, os clássicos, os inovadores, as diversas vertentes, as diversas cinematografias. Os movimentos e as obras de relevância da cinematografia brasileira.
Objetivo:mostrar obras artísticas importantes, que refletem as questões fundamentais do ser humano e a diversidade cultural. Oferecer conhecimento sobre a transformação da linguagem e das técnicas cinematográficas.


 

Oficina de Montagem I

Introduzir os alunos, através de aulas expositivas e da análise e debate de filmes de ficção e não-ficção, nos princípios básicos da montagem cinematográfica, oferecendo um panorama dos principais recursos utilizados na montagem de cinema. Visa-se, assim, apurar o olhar dos alunos para a percepção e reflexão do que há de específico na montagem enquanto construtora e potência do discurso fílmico.


 

Oficina de Vídeo II

Realização de vídeo a partir de tratamento visual de temas apresentados pelos alunos. Elementos de linguagem, roteiro e edição. Linguagem comparada de cinema, televisão e vídeo.
Objetivo:apresentar informações sobre a construção das linguagens audiovisuais, técnica de roteiro e conhecimento sobre o processo técnico de realização de vídeos.


 

Produção Cultural II

Produção, organização e promoção de eventos, projetos e produtos artísticos e culturais, esportivos e de divulgação científica, desenvolvendo ações que perpassam todas as etapas deste processo: pesquisa, planejamento, marketing, captação de recursos, execução, controle, avaliação e promoção de qualquer evento ou produtos de interesse da área, tais como: shows, espetáculos de teatro, de música, de dança, artes visuais, produções cinematográficas, televisivas e de rádio, festivais, mostras, eventos e exposições, entre outros.


CINEDUC

Os cursos de audiovisual do projeto serão ministrados pelo CINEDUC – Cinema e Educação. Quando o Cineduc iniciou sua atividade, em 1970, tinha a preocupação de dar às crianças e jovens a possibilidade de conhecer os elementos da linguagem cinematográfica, usados pelos cineastas para realizar suas obras. Desta maneira, criavam‐se plateias críticas, que não recebiam passivamente os valores difundidos pelo cinema e pela televisão. Para executar seu trabalho, a equipe do Cineduc vem desenvolvendo ao longo dos anos uma metodologia de ensino e sensibilização largamente testada, baseada em estudos teóricos e pensamento filosófico, criando técnicas de dinamização e materiais didáticos. Neste momento encontra‐se empenhado na capacitação de professores para trabalhar com as linguagens audiovisuais nas escolas, já que este é o melhor meio de difundir e multiplicar esse conhecimento. Para maiores informações, acesse: www.cineduc.org.br







website: pratza